A geração de leads é fundamental para que a empresa construa uma relação de confiança e também consiga atrair novos clientes para a sua marca.
Trata-se de uma ação indispensável dentro do inbound marketing que tem por finalidade despertar a atenção de um usuário para um determinado produto ou serviço de uma empresa.
Se baseia em um processo que auxilia na identificação dos visitantes de uma página e existem várias formas de conseguir essas informações.
Geralmente esse interesse é despertado através de conteúdos de atração, que levam o visitante a querer se aprofundar.
Continue lendo nosso post e saiba como funciona a geração de leads e porque eles são importantes para o seu negócio.
Conceito de leads
Primeiro é preciso definir o que são os leads.
Segundo um levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores com acesso à internet realizam suas compras online.
Quando um desses consumidores entra no site da sua empresa, ele é considerado apenas um visitante, que ainda é desconhecido da organização.
Quando a sua empresa consegue obter informações de contato dele, como nome e e-mail, que são os mais usados no marketing digital, ele passa a ser considerado um lead.
Resumindo: lead é a pessoa que demonstra interesse no seu produto, ainda que de forma indireta, e que preencheu formulários fornecendo os dados pessoais permitindo que a sua empresa envie mais informações a ele.
Por que a geração de leads é importante para o seu negócio?
Quando um visitante fornece os dados para uma empresa é porque ele se interessou e deseja saber mais sobre o produto ou serviço oferecido.
Isso quer dizer também que a empresa conseguiu conquistar a confiança dele.
Dessa forma poderão ser utilizadas estratégias de marketing mais segmentadas para um consumidor que mostrou interesse e já conhece o seu produto e sua empresa tem agora a oportunidade de ajudá-lo a completar a jornada de compra, tornando-o um cliente de fato.
Outro ponto a ser pensado é que de simples visitante ele agora é uma oportunidade de negócio, porque começou a fazer parte da sua lista de contatos e isso traz alguns benefícios para a empresa.
Benefícios da geração de leads
Investir na geração de leads traz inúmeros benefícios para a empresa.
Entre eles estão:
- elaborar estratégias de forma mais segmentada,
- aumentar as oportunidades de negócios,
- maior produtividade da equipe comercial,
- elevação da taxa de conversão,
- melhores resultados em vendas.
Dessa forma, o lead é um potencial cliente e precisa ser alimentado.
Como funciona a geração de leads?
Geralmente são solicitados ao visitante o e-mail e o nome dele. Claro que quanto mais informações específicas, mais fácil será criar uma persona e trabalhar estratégias mais segmentadas.
Ela pode ser feita por meio de materiais ricos como:
- vídeos,
- infográficos,
- webinars,
- templates,
- ebooks,
- whitepapers,
- planilhas.
Você oferece esses materiais gratuitamente para o visitante e em troca ele fornece os dados para contato, essa estratégia é fundamental porque sua empresa irá usar as informações para se comunicar com ele.
Esse meio é o mais utilizado, lembrando sempre que essa comunicação deve ser interessante, personalizada e permissiva.
As redes sociais são excelentes canais para a divulgação desse material e o e-mail marketing também.
Além delas, as mídias pagas a cada dia têm se tornado excelentes ferramentas na geração de leads.
Geralmente elas apresentam um efeito mais rápido e são indicadas para campanhas que necessitam resultados imediatos.
Algumas delas são:
- Google Ads,
- LinkedIn Ads,
- Instagram Ads,
- Facebook Ads.
Agora que você sabe como funciona a geração de leads e a importância deles para o seu negócio que tal investir em uma agência especializada para potencializar suas campanhas de marketing digital? Consulte a Iguana Agência Digital!