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Como funciona a geração de leads e por que eles são importantes para o seu negócio?

By 05/05/2020Sem categoria

A geração de leads é fundamental para que a empresa construa uma relação de confiança e também consiga atrair novos clientes para a sua marca. 

Trata-se de uma ação indispensável dentro do inbound marketing que tem por finalidade despertar a atenção de um usuário para um determinado produto ou serviço de uma empresa. 

Se baseia em um processo que auxilia na identificação dos visitantes de uma página e existem várias formas de conseguir essas informações. 

Geralmente esse interesse é despertado através de conteúdos de atração, que levam o visitante a querer se aprofundar. 

Continue lendo nosso post e saiba como funciona a geração de leads e porque eles são importantes para o seu negócio.

Conceito de leads

Primeiro é preciso definir o que são os leads. 

Segundo um levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores com acesso à internet realizam suas compras online. 

Quando um desses consumidores entra no site da sua empresa, ele é considerado apenas um visitante, que ainda é desconhecido da organização. 

Quando a sua empresa consegue obter informações de contato dele, como nome e e-mail, que são os mais usados no marketing digital, ele passa a ser considerado um lead. 

Resumindo: lead é a pessoa que demonstra interesse no seu produto, ainda que de forma indireta, e que preencheu formulários fornecendo os dados pessoais permitindo que a sua empresa envie mais informações a ele.

Por que a geração de leads é importante para o seu negócio?

Quando um visitante fornece os dados para uma empresa é porque ele se interessou e deseja saber mais sobre o produto ou serviço oferecido. 

Isso quer dizer também que a empresa conseguiu conquistar a confiança dele.

Dessa forma poderão ser utilizadas estratégias de marketing mais segmentadas para um consumidor que mostrou interesse e já conhece o seu produto e sua empresa tem agora a oportunidade de ajudá-lo a completar a jornada de compra, tornando-o um cliente de fato. 

Outro ponto a ser pensado é que de simples visitante ele agora é uma oportunidade de negócio, porque começou a fazer parte da sua lista de contatos e isso traz alguns benefícios para a empresa.

Benefícios da geração de leads

Investir na geração de leads traz inúmeros benefícios para a empresa. 

Entre eles estão:

  • elaborar estratégias de forma mais segmentada,
  • aumentar as oportunidades de negócios,
  • maior produtividade da equipe comercial,
  • elevação da taxa de conversão,
  • melhores resultados em vendas.

Dessa forma, o lead é um potencial cliente e precisa ser alimentado. 

Como funciona a geração de leads?

Geralmente são solicitados ao visitante o e-mail e o nome dele. Claro que quanto mais informações específicas, mais fácil será criar uma persona e trabalhar estratégias mais segmentadas.

Ela pode ser feita por meio de materiais ricos como:

  • vídeos,
  • infográficos, 
  • webinars,
  • templates, 
  • ebooks, 
  • whitepapers,
  • planilhas. 

Você oferece esses materiais gratuitamente para o visitante e em troca ele fornece os dados para contato, essa estratégia é fundamental porque sua empresa irá usar as informações para se comunicar com ele.

Esse meio é o mais utilizado, lembrando sempre que essa comunicação deve ser interessante, personalizada e permissiva. 

As redes sociais são excelentes canais para a divulgação desse material e o e-mail marketing também.

Além delas, as mídias pagas a cada dia têm se tornado excelentes ferramentas na geração de leads.

Geralmente elas apresentam um efeito mais rápido e são indicadas para campanhas que necessitam resultados imediatos.

Algumas delas são:

Agora que você sabe como funciona a geração de leads e a importância deles para o seu negócio que tal investir em uma agência especializada para potencializar suas campanhas de marketing digital? Consulte a Iguana Agência Digital!