Skip to main content

Melhores livros para começar a estudar marketing

By 06/08/2020Sem categoria

As constantes mudanças do mercado e de comportamento do consumidor fazem com que novos profissionais desejem estudar marketing para compreender o processo de evolução da área. 

Muito mais do que profissionais da área, todo CEO e gestor precisa saber de marketing para conseguir alavancar o seu negócio de maneira escalável.

Se voltarmos no tempo e analisarmos as estratégias usadas no passado, veremos que elas funcionavam muito mais como forma de convencimento e a grande sacada era usar o imperativo.

Hoje, o consumidor precisa vivenciar boas experiências com a marca para tornar-se seu fiel cliente e a tecnologia é a grande ferramenta para chegar no objetivo. 

Para compreender o verdadeiro papel do marketing e toda a sua transformação existem livros imperdíveis que ajudarão de forma efetiva o profissional da área.

Neste post você vai conferir 5 livros imperdíveis para quem quer estudar e acompanhar a evolução dessa desafiadora área, confira!

 

Dicas de livros imperdíveis para quem deseja estudar marketing

O profissional dessa área precisa identificar e aproveitar as oportunidades do mercado. 

Ele deve também trabalhar para:

  • construir uma boa imagem do produto,
  • atrair o público,
  • atender às necessidades do consumidor,
  • elaborar conteúdos relevantes
  • promover boas experiências,
  • manter um bom relacionamento.

Para isso, nada melhor que ficar por dentro do que dizem os experts da área.

Vamos conferir os melhores livros para quem deseja estudar marketing.

 

1 – Marketing 4.0, de Philip Kotler

Nada melhor para começarmos nossa lista do que uma obra de Philip Kotler.

Nesse livro, o pai do marketing traz uma abordagem entre o marketing tradicional e o digital nas empresas, mostrando como os consumidores e a sociedade estão mais conectados.

Marketing 4.0 mostra a necessidade dos profissionais da área buscarem alternativas mais inclusivas.  

2 – A Vaca Roxa, de Seth Godin

Seth Godin é palestrante e autor de livros, além de fundador e CEO de uma das primeiras companhias online de marketing, a Yoyodyne, que mais tarde foi comprada pelo Yahoo. 

O livro A Vaca é Roxa trata sobre a importância das empresas se destacarem diante da enxurrada de informações que chegam até o consumidor e para isso, é preciso muito mais do que trabalhar em propagandas. 

A dica do autor é criar autenticidade e traçar estratégias que façam com que o público comente sobre a sua marca, vindo a tornar-se consumidor.

É uma obra indispensável para quem já está na área ou para quem deseja estudar marketing. 

3 – Ideias que colam, de Dan Heath

Dan Heath é membro sênior do centro CASE da Duke University, que apoia empreendedores sociais e co-autor, com seu irmão Chip, de outros três livros considerados best sellers pelo The New York Times. 

No livro Ideias que Colam, os irmãos foram em busca de fatos e ideias que resultaram em sucesso.

De acordo com as análises dos autores, todos os casos de sucesso pesquisados apresentam atributos em comum, que são: simplicidade, sentimento e surpresa, entre outros. 

4 – Obrigado pelo Marketing, de Vitor Peçanha

O autor Vitor Peçanha é um dos cofundadores da Rock Content e em sua obra revela detalhes que levaram a empresa a ser referência de profissionalismo e sucesso no marketing de conteúdo. 

Em Obrigado pelo Marketing, o autor traz algumas experiências vivenciadas por ele mesmo que servem como orientação para quem deseja aprender e implementar estratégias assertivas na área. 

Ideal para quem deseja estudar marketing.

5 – Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez

Rafael Rez é fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de empreendedor e autor, ele também foi professor de MBA, Pós-Graduação e Extensão.

Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI é leitura obrigatória para empreendedores e profissionais que desejam estudar e atuar nessa área usando dessa estratégia para atrair e reter mais clientes. 

Para o autor, a moeda que compra o tempo e a atenção no século XXI é o conteúdo. 

 

Então, gostou das nossas dicas de livros para começar a estudar marketing? Você tem algum outro para nos indicar? Deixe nos comentários!