As constantes mudanças do mercado e de comportamento do consumidor fazem com que novos profissionais desejem estudar marketing para compreender o processo de evolução da área.
Muito mais do que profissionais da área, todo CEO e gestor precisa saber de marketing para conseguir alavancar o seu negócio de maneira escalável.
Se voltarmos no tempo e analisarmos as estratégias usadas no passado, veremos que elas funcionavam muito mais como forma de convencimento e a grande sacada era usar o imperativo.
Hoje, o consumidor precisa vivenciar boas experiências com a marca para tornar-se seu fiel cliente e a tecnologia é a grande ferramenta para chegar no objetivo.
Para compreender o verdadeiro papel do marketing e toda a sua transformação existem livros imperdíveis que ajudarão de forma efetiva o profissional da área.
Neste post você vai conferir 5 livros imperdíveis para quem quer estudar e acompanhar a evolução dessa desafiadora área, confira!
Dicas de livros imperdíveis para quem deseja estudar marketing
O profissional dessa área precisa identificar e aproveitar as oportunidades do mercado.
Ele deve também trabalhar para:
- construir uma boa imagem do produto,
- atrair o público,
- atender às necessidades do consumidor,
- elaborar conteúdos relevantes
- promover boas experiências,
- manter um bom relacionamento.
Para isso, nada melhor que ficar por dentro do que dizem os experts da área.
Vamos conferir os melhores livros para quem deseja estudar marketing.
1 – Marketing 4.0, de Philip Kotler
Nada melhor para começarmos nossa lista do que uma obra de Philip Kotler.
Nesse livro, o pai do marketing traz uma abordagem entre o marketing tradicional e o digital nas empresas, mostrando como os consumidores e a sociedade estão mais conectados.
Marketing 4.0 mostra a necessidade dos profissionais da área buscarem alternativas mais inclusivas.
2 – A Vaca Roxa, de Seth Godin
Seth Godin é palestrante e autor de livros, além de fundador e CEO de uma das primeiras companhias online de marketing, a Yoyodyne, que mais tarde foi comprada pelo Yahoo.
O livro A Vaca é Roxa trata sobre a importância das empresas se destacarem diante da enxurrada de informações que chegam até o consumidor e para isso, é preciso muito mais do que trabalhar em propagandas.
A dica do autor é criar autenticidade e traçar estratégias que façam com que o público comente sobre a sua marca, vindo a tornar-se consumidor.
É uma obra indispensável para quem já está na área ou para quem deseja estudar marketing.
3 – Ideias que colam, de Dan Heath
Dan Heath é membro sênior do centro CASE da Duke University, que apoia empreendedores sociais e co-autor, com seu irmão Chip, de outros três livros considerados best sellers pelo The New York Times.
No livro Ideias que Colam, os irmãos foram em busca de fatos e ideias que resultaram em sucesso.
De acordo com as análises dos autores, todos os casos de sucesso pesquisados apresentam atributos em comum, que são: simplicidade, sentimento e surpresa, entre outros.
4 – Obrigado pelo Marketing, de Vitor Peçanha
O autor Vitor Peçanha é um dos cofundadores da Rock Content e em sua obra revela detalhes que levaram a empresa a ser referência de profissionalismo e sucesso no marketing de conteúdo.
Em Obrigado pelo Marketing, o autor traz algumas experiências vivenciadas por ele mesmo que servem como orientação para quem deseja aprender e implementar estratégias assertivas na área.
Ideal para quem deseja estudar marketing.
5 – Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez
Rafael Rez é fundador da consultoria de marketing digital Web Estratégica. Além de empreendedor e autor, ele também foi professor de MBA, Pós-Graduação e Extensão.
Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI é leitura obrigatória para empreendedores e profissionais que desejam estudar e atuar nessa área usando dessa estratégia para atrair e reter mais clientes.
Para o autor, a moeda que compra o tempo e a atenção no século XXI é o conteúdo.
Então, gostou das nossas dicas de livros para começar a estudar marketing? Você tem algum outro para nos indicar? Deixe nos comentários!