Manutenção de sites: por que devo fazer? - Iguana Agência Digital
1812
post-template-default,single,single-post,postid-1812,single-format-standard,bridge-core-1.0.6,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-18.2,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Manutenção de sites: por que devo fazer?

Manutenção de sites: por que devo fazer?

Atualmente, é imprescindível, que as empresas ou marcas tenham uma presença online. Ela pode ser nas redes sociais, aplicativos, mas o principal continua sendo o site. O site é, geralmente, o primeiro contato entre você e o seu possível cliente. E serve como uma maneira de expor seus trabalhos e serviços, divulgar preços, iniciar contatos e dar maior credibilidade para você. Afinal, poucas pessoas confiam apenas nas redes sociais, um site continua sendo uma forma de autoridade para uma empresa ou marca. Entretanto, além de possuir um site, é importante realizar a manutenção de sites sempre que possível.

Mas, qual a importância de um site?

A princípio, além de ser o seu cartão de visitas online, ele também passa credibilidade e informações que, muitas vezes, poderão ajudar um cliente mais indeciso, que não confia tanto assim na internet. No entanto, ter um site não significa que você já aparecerá no Google. Como já explicado na matéria “Quanto tempo leva para meu site aparecer nas pesquisas do Google?”, existe todo um trabalho necessário para que você seja encontrado pelo Google. Para isso, será necessário investir em certas atualizações e na manutenção de sites. Como qualquer tecnologia, os sites estão sempre se atualizando para acompanharem os avanços tecnológicos, por isso, é necessário acompanhar essas atualizações também. Dessa forma, você não perderá sua posição e será facilmente encontrado pelo seu público.

Como funciona a manutenção de sites?

Primeiramente, além de deixar o seu endereço eletrônico mais atrativo, com maior credibilidade, a manutenção também deixa seu site mais apresentável e bonito, moderno e seguro. Afinal, é muito importante em tempos de roubo de dados e ataques hacker essa segurança. Por isso, seu site precisa ser pensado para ter uma comunicação eficaz, que fale diretamente com o seu público-alvo. Ademais, o sistema operacional do servidor em que ele será hospedado precisa ser eficaz, assim como a versão do celular, do navegar utilizado, entre outros. A fim de sempre acompanhar as tendências de usabilidade e desejos dos seus clientes, aumentando a conversão e possibilidade de vendas. Acima de tudo, garantindo o funcionamento adequado do site e de todos os seus recursos, bem como minimizar tanto quanto possível as chances de ter o site fora do ar por problemas que você pode evitar.

Mas, afinal, o que eu ganho fazendo manutenção de sites?

  • Site mais seguro

Sites que não estão atualizados, possuem muito mais chances de sofrerem ataques de hackers. Eles prejudicam o funcionamento da sua página web e podem disseminar vírus e malwares que são prejudiciais para os computadores ou smartphones das pessoas que acessarem seu site. Você poderá perder dados importantes ou tê-los roubados, isso prejudicará o seu negócio e, principalmente, seus clientes. Passando uma péssima imagem a eles. A manutenção servirá como uma forma de prevenir esse tipo de transtorno, aumentando sua segurança e credibilidade.

  • Otimização do seu site

Como já explicado em outros posts, ter o seu site não significa que você será encontrado por buscadores quando procurada alguma palavra-chave ligada a você. Essa otimização fará com que seu site vá para as primeiras posições nas buscas no Google. Assim, você aumentará sua competitividade e ajudará a receber mais visitantes, aumentando sua visibilidade e possibilitando o aumento das suas vendas.

  • Aumento das suas vendas

Um site com manutenção está sempre limpo, objetivo e com um layout agradável, onde existe uma facilidade em encontrar o que o visitante está buscando. Com organização, conteúdos atualizados e qualidade. O visitante deseja encontrar tudo de forma intuitiva e objetiva quando entra em um site, por isso, você precisa proporcionar isso a ele. E com a manutenção regular do seu site, isso é possível.

  • Visibilidade e valorização do seu negócio

Um site moderno, atualizado e com conteúdo único é importantíssimo em uma época onde a informação circula de maneira tão rápida. O que era novidade agora, pode não ser daqui dois dias. Toda a informação é muito volátil. Por isso, mantenha seu site atualizado, atualize banners, mude o layout e faça postagens em um blog. Tudo isso mostrará aos seus visitantes que você são uma empresa presente e ativa. Valorizando o seu negócio e criando autoridade.

Em resumo, a manutenção de sites é de suma importância para quem deseja aumentar sua competitividade, estar sempre atualizado e angariando novos clientes. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! 🙂