Como lidar com emoções em um ambiente de trabalho? - Iguana Agência Digital
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Como lidar com emoções em um ambiente de trabalho?

Como lidar com emoções em um ambiente de trabalho?

As emoções podem ser um problema para muitas pessoas. Em um ambiente de trabalho, algumas atitudes podem ser nocivas. Ter um excelente currículo, uma formação superior e diversas competências técnicas não é garantia se você não souber controlar suas emoções. A inteligência emocional é muito valorizada em um ambiente de trabalho e as empresas estão cada vez mais atentas a isso. Como em um ambiente de trabalho diversas pessoas, com as mais variadas personalidades, convivem juntas durante a maior parte do tempo, é de extrema importância que exista inteligência entre os superiores e seus colaboradores. Evidentemente, as emoções fazem parte do ser humano, mas é necessário saber lidar com elas.

O que são emoções?

As emoções estão presentes no dia a dia dos seres humanos. Podemos associá-las diretamente ao temperamento, a personalidade ou experiências de vida de cada pessoa. Geralmente, elas podem influenciar os indivíduos a tomarem decisões por impulso – o que nem sempre é bom. Por isso, o autoconhecimento, para saber reconhecer as suas emoções e como elas influenciam sua vida, é muito importante. Dessa forma, você aprenderá a como lidar com elas e impedirá que isso afete o seu rendimento ou criatividade.

Emoções em um ambiente de trabalho

É inevitável que seres humanos tenham raiva, felicidade ou diversas outras emoções durante o seu dia. Como a maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia dentro do seu local de trabalho, não é de espantar que essas emoções acabem se manifestando em algum momento. Sejam com seus colegas de serviço, clientes ou o próprio chefe. No entanto, esse tipo de comportamento pode prejudicar a sua reputação profissional e, também, sua produtividade. Mas, como fazer para lidar com essas emoções?

O primeiro passo é reconhecer quais mais mexem com você, após identificar o que incomoda, você poderá traçar formas de lidar com elas. O autoconhecimento é muito importante para começar a pensar em formas de lidar com esse problema. Além disso, quando algo incomodar, em um primeiro momento, você deve respirar fundo e falar de forma direta, clara e sem se alterar sobre o que está incomodando você. Após apresentar os pontos negativos da situação, proponha novas alternativas para o que está incomodando e comprometa-se a melhorar também. Em um ambiente de trabalho é imprescindível que todos cedam um pouco. Pois é necessário um ambiente harmonioso para que o trabalho flua bem. Gerenciar as emoções é fundamental para levar uma vida equilibrada e proveitosa para todos.