Como ser mais criativo? 8 ideias para se inspirar!
1243
post-template-default,single,single-post,postid-1243,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-18.1,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.2,vc_responsive

Como ser mais criativo? 8 ideias para se inspirar!

Como ser mais criativo? 8 ideias para se inspirar!

Muitas pessoas acham que a criatividade é um dom, mas isso está longe de ser verdade. Algumas pessoas possuem mais facilidade em criar, no entanto, outras conseguem treinar essa criatividade. Além disso, existem ainda aqueles que são criativos e ainda não sabem. O fato é que todos possuímos essa capacidade de criar algo. O que falta, em alguns casos, é que a pessoa siga algumas dicas que a ajudem a aflorar essa criatividade. Quer conferir algumas delas?

Saia da sua zona de conforto

Explore mais, experimente coisas diferentes e esqueça um pouco o que você já está habituado. Acabamos ficando muito limitados ao que já conhecemos e experimentamos, por isso, é importante que mudemos um pouco o nosso foco. Estar atento a outras tendências é de suma importância, principalmente para buscar novos tipos de ideias e conhecimentos. A possibilidade de conhecer novos livros, culturas, gêneros e demais vertentes é vital para que você esteja bem informado e com a cabeça cheia de novidades.

Experimente

Jogue as ideias no papel e depois vá moldando o que melhor se encaixar. Toda a criação deve começar com um esboço, onde você deixa os pensamentos fluírem para depois, ir lapidando o que você montou até então. Faça testes, combine ideias completamente diferentes e veja o que é possível criar entre coisas completamente diferentes. Se você ouviu alguma música que está na moda e depois passou por uma situação inusitada na rua, quem sabe essa não seja a melhor forma de unir duas ideias diferentes que podem criar algo único? Não tenha medo de experimentar.

Mantenha-se informado

Com a internet, existe a possibilidade de estarmos informados 24 horas por dia. As informações estão sempre circulando e acompanhar tudo o que acontece é praticamente impossível. Mesmo assim, você pode filtrar as informações em alguns canais para se informar o máximo que puder. Consuma conteúdos, não apenas o que está disponível na internet, mas leia livros, veja filmes e séries, ouça músicas, visite museus e participe de exposições. Você pode encontrar inspiração desde a nova manchete sobre um famoso até a biografia de Steve Jobs.

Troque ideias

Converse com as pessoas. Não fique isolado no seu próprio mundo, esperando que as ideias surjam apenas dos canais mais convencionais. Vá atrás de conversas inspiradoras, de grupos de conversa, palestras ou eventos. Manter esse contato com outros grupos de pessoas, auxilia na sua produção, no seu conhecimento e no networking. Muitas vezes, uma simples conversa pode servir como fonte de diversos conteúdos relevantes e interessantes.

Compile suas inspirações

Se você está passando pela internet e viu uma frase, imagem ou vídeo inspirador, não deixe de salvá-lo em uma pasta. Esse tipo de conteúdo pode ajudar a tirar uma dúvida ou resgatar uma ideia. Nossa mente é muito visual, criar essas imagens visuais contribui para sua criatividade. Além disso, você poderá se inspirar em alguém que você admira. Mas lembre-se, inspiração é diferente de copia. Use tudo isso apenas como uma ideia. Plágio é crime e, a menos que você vá colocar o nome da pessoa, evite esse tipo de ação.

Anote suas ideias

Às vezes estamos apenas dando uma volta pela rua, assistindo a um episódio atrasado ou admirando uma paisagem e vem aquela ideia incrível. No momento, você acha ela interessante, pensa que pode ser usada em algum projeto, mas esquece de anotar. Aí quando você dá início ao que imaginou, percebe que esqueceu completamente sobre o que havia pensado. Isso acontece com muita frequência, principalmente para nós que vivemos em um mundo onde as informações estão sempre mudando. Por isso, anote em um caderninho, celular ou na mão. O importante é guardar o que você pensou, para não esquecer posteriormente. Nada mais frustrante que deixar passar aquela ideia sensacional.

Não descarte ideias

Não coloque fora uma ideia só por ela não parecer a melhor no momento. Muitas vezes, essa ideia poderá ser a chave que faltava em um futuro. Nada deve ser descartado, tudo pode ser aproveitado, por mais absurdo que pareça no momento. Lembre das outras dicas e veja que essa ideia pode ser guardada para posteriormente você juntá-la com outra para criar algo completamente inovador.

Relaxe

Pare, respire e descanse. Isso é muito importante para suas ideias fluírem novamente. Quando estamos cansados, automaticamente deixamos de produzir com qualidade e deixamos alguns erros passarem. Tire um momento para descansar, tomar uma água e respirar. Dê uma volta, veja um vídeo engraçado ou vá conversar com alguém. Depois você voltará com mais ânimo para finalizar seu trabalho e cheio de novas ideias. E vale lembrar: não se cobre tanto! Se hoje você não conseguiu produzir o que precisava, amanhã será um novo dia cheio de oportunidades novas e conquistas para você.

Quais outras dicas você daria para alguém ser mais criativa? Conta pra gente nos comentários!