As emoções podem ser um problema para muitas pessoas. Em um ambiente de trabalho, algumas atitudes podem ser nocivas. Ter um excelente currículo, uma formação superior e diversas competências técnicas não é garantia se você não souber controlar suas emoções. A inteligência emocional é muito valorizada em um ambiente de trabalho e as empresas estão cada vez mais atentas a isso. Como em um ambiente de trabalho diversas pessoas, com as mais variadas personalidades, convivem juntas durante a maior parte do tempo, é de extrema importância que exista inteligência entre os superiores e seus colaboradores. Evidentemente, as emoções fazem parte do ser humano, mas é necessário saber lidar com elas.
O que são emoções?
As emoções estão presentes no dia a dia dos seres humanos. Podemos associá-las diretamente ao temperamento, a personalidade ou experiências de vida de cada pessoa. Geralmente, elas podem influenciar os indivíduos a tomarem decisões por impulso – o que nem sempre é bom. Por isso, o autoconhecimento, para saber reconhecer as suas emoções e como elas influenciam sua vida, é muito importante. Dessa forma, você aprenderá a como lidar com elas e impedirá que isso afete o seu rendimento ou criatividade.
Emoções em um ambiente de trabalho
É inevitável que seres humanos tenham raiva, felicidade ou diversas outras emoções durante o seu dia. Como a maioria das pessoas passa a maior parte do seu dia dentro do seu local de trabalho, não é de espantar que essas emoções acabem se manifestando em algum momento. Sejam com seus colegas de serviço, clientes ou o próprio chefe. No entanto, esse tipo de comportamento pode prejudicar a sua reputação profissional e, também, sua produtividade. Mas, como fazer para lidar com essas emoções?
O primeiro passo é reconhecer quais mais mexem com você, após identificar o que incomoda, você poderá traçar formas de lidar com elas. O autoconhecimento é muito importante para começar a pensar em formas de lidar com esse problema. Além disso, quando algo incomodar, em um primeiro momento, você deve respirar fundo e falar de forma direta, clara e sem se alterar sobre o que está incomodando você. Após apresentar os pontos negativos da situação, proponha novas alternativas para o que está incomodando e comprometa-se a melhorar também. Em um ambiente de trabalho é imprescindível que todos cedam um pouco. Pois é necessário um ambiente harmonioso para que o trabalho flua bem. Gerenciar as emoções é fundamental para levar uma vida equilibrada e proveitosa para todos.