7 curiosidades sobre a criação do Facebook que você não sabia

By 07/02/2020 fevereiro 10th, 2020 Sem categoria

Que a criação do Facebook iniciou em um dormitório da Universidade Harvard, em Massachusetts, todos que assistiram o filme A Rede Social ficaram sabendo. 

No entanto, todo grande sucesso é composto de detalhes que a ficção não consegue contar por inteiro. 

Selecionamos para você 7 curiosidades que consideramos importantes e que fazem parte do surgimento e do sucesso do Facebook. Confira!

 

Curiosidades sobre a criação do Facebook

Entre as curiosidades que merecem destaque no nosso post, vamos começar pela história do criador dessa rede social:

01. A infância de Mark Zuckerberg

Mark Elliot Zuckerberg nasceu em 1984, filho de um dentista e uma psiquiatra. 

Seu interesse pela programação foi despertado aos 13 anos após ganhar de presente do pai um livro chamado “C++ para Idiotas”. 

Na época, Mark já mostrava habilidades para a programação, o que foi fortalecido pelas aulas particulares que o pai contratou. 

Aos 13 anos, ele já era considerado um prodígio pelo professor particular.

02. Rede em família 

Aos 13 anos, Mark criou a sua primeira rede de relacionamento que, claro, tem influência mais tarde na criação do Facebook. 

A rede que ele denominou de Zucknet permitia que os computadores da casa e do consultório dentário de seu pai pudessem trocar mensagens por meio de ping. 

Na época, ele também criou versões novas para jogos, uma delas foi a do Monopoly que era jogado na escola em que estudava. 

Começavam as primeiras ações para a criação do Facebook.

03. A primeira versão do Facebook

Já na Universidade de Harvard, cursando psicologia, em 2003 Mark Zuckerberg e os amigos Eduardo Saverin (que é brasileiro), Chris Hughes e Dustin Moskovitz criaram o “Facemash”. 

Tratava-se de um site em que era possível avaliar e escolher os amigos mais atraentes, por meio de fotos. 

Era uma espécie de jogo entre os estudantes, onde eram mostradas fotos de universitários e os visitantes do site deveriam escolher quem mais chamava a atenção. 

Em menos de 4 horas, houveram mais de 450 visitas e 22 mil fotos foram visualizadas. 

Como as fotos eram do interior da universidade, o site não foi bem-visto pelas autoridades da instituição e até por alguns estudantes.

Na época, Zuckerberg burlou o sistema de segurança da rede de Harvard para conseguir as imagens.

Em 2010 o domínio facemash.com foi leiloado por 30.201 dólares.

04. Lançamento do TheFacebook

Em 2004, Mark e os 3 amigos universitários, criaram e lançaram o TheFacebook. 

O site foi ao ar em fevereiro de 2004 e apenas em setembro recebeu o “mural” que possibilitava aos usuários o envio de mensagem para os amigos.

Em dezembro do mesmo ano, a rede já contava com um milhão de usuários e, na época, ela era destinada apenas aos universitários.

Esse foi o marco principal da criação do Facebook.

05. Al Pacino foi a primeira foto do TheFacebook

Usuários que utilizam a rede hoje, nem sequer imaginam que em 2004, ao entrar na página do TheFacebook, se deparava com a foto do ator Al Pacino.

Ela ficava no canto superior esquerdo, ao lado do nome TheFacebook que se apresentava entre colchetes, como se fosse uma logo.

A curiosidade está no uso da foto: Zuckerberg contratou um colega chamado Andrew McCollum para criar um rosto que seria a logo da página. 

Andrew afirma que ele se inspirou em uma foto mais jovem do ator para criar o logo.

Porém, os mais atentos dizem que a imagem era uma versão vetorial da foto do cantor Peter Wolf, da J. Geils Band, que estava disponível em um pacote de cliparts da Microsoft. 

Alguns afirmam que até existem semelhanças entre os dois e que a pose é idêntica a do cantor Peter. A foto foi retirada em 2007.

06. A criação do Facebook

O TheFacebook, conforme falado, era restrito somente para os colegas universitários de Harvard.

Inicialmente, a rede social se expandiu para outras universidades, entre elas Stanford, Columbia e Yale, e em pouco tempo já estava sendo utilizada na maioria delas, inclusive no Canadá.

Logo em seguida, o TheFacebook passou a chamar-se apenas Facebook.

Somente em 2005 o domínio “facebook.com” foi comprado, sendo pago por ele 200.000 dólares.

Nesse período, ele se expandiu para outros países, como: Reino Unido, Porto Rico, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda, mas, na época, era preciso receber um convite para ingressas na rede.

Em setembro de 2006, surgiu a criação do Facebook para o mundo e qualquer pessoa que tivesse um endereço de e-mail válido e possuísse mais de 13 anos poderia se cadastrar. 

De lá para cá, a rede não para de crescer!

07. Por que o Facebook é azul?

Desde a criação do Facebook, ele é todo formado por diversos tons de azul.

Isso acontece porque Mark Zuckerberg é daltônico para as cores vermelha e verde.

O mais curioso é que por ele ser daltônico dessas duas cores, seus olhos têm maior capacidade de se adaptarem ao azul, podendo enxergar tonalidades que as pessoas não veem.

Agora que você conheceu as curiosidades sobre a criação do Facebook, que tal ler nosso post sobre Facebook Ads e os benefícios dele para a sua empresa?!