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Quais são os principais tipos de funil de venda?

By 31/07/2020Sem categoria

Conhecer os tipos de funil de venda é fundamental para qualquer negócio que deseja criar uma estratégia assertiva para alcançar os seus objetivos.

Através dele se torna mais fácil visualizar o cenário real da empresa e orientar os colaboradores a focar nas práticas que mais têm relevância no momento.

Para ajudar você a saber mais sobre os tipos de funil de venda, criamos esse post. Continue lendo e confira!

O que é um funil de venda?

 

O funil de venda consiste em uma ferramenta utilizada para representar todas as etapas que o cliente percorre até efetuar uma compra.

Ele tem seu início no momento que o cliente ainda é um visitante e vai até o site.

Normalmente, ele é dividido em três etapas que representam a sua posição no funil:

  • topo: o cliente ainda está aprendendo sobre suas necessidades e deve descobrir o problema que está enfrentando;
  • meio: após o reconhecimento do problema, ele irá considerar a melhor solução,
  • fundo: ele já sabe seu problema, como resolvê-lo, mas ainda está avaliando de que marca irá realizar a compra. Eventualmente, ele fará a compra.

Apesar dessas serem as três etapas tradicionais, nem todas as empresas focam nos mesmos objetivos, o que faz com que o formato tradicional se perca.

Essas mudanças no formato formam o que chamamos de diferentes tipos de funil de venda.

 

Quais são os tipos de funil de venda mais conhecidos?

 

O funil tradicional é aquele que foca igualmente em todas as etapas citadas acima. Logo os outros tipos serão aqueles que têm foco em diferentes partes.

Funil com foco na captação de leads 

Esse tipo de funil é utilizado por empresas que estão começando no mercado e querem um alto número de leads.

Por isso, a primeira etapa, o topo, será muito maior do que as outras, uma vez que terá mais atividades.

Para isso, a empresa deve focar em atividades para a geração de leads como:

  • criação de conteúdo de atração no blog,
  • disponibilização de ebooks através de landing pages,
  • ligações para prospecção,
  • e-mails para prospecção de novos clientes.

Também deve ser feita, mas com menor foco, práticas para fazer a qualificação e venda.

Funil com foco na qualificação de leads

Esse é um dos tipos de funil de venda mais utilizado por empresas que já contam com um alto número de leads, mas ainda não apresentam resultados satisfatórios.

Esse funil irá focar na qualificação de leads, o que fará tanto o topo quanto o meio do funil terem mais volume, uma vez que essas duas etapas contam com bastante leads.

Nesse caso, deve-se focar em práticas como:

  • criação de conteúdo exclusivo,
  • segmentação de leads de acordo com a qualificação,
  • envio de e-mail marketing com conteúdo para diferentes qualificações,
  • sugerir materiais ricos.

Funil com foco na tomada de decisão

Alguns negócios, principalmente aqueles que trabalham com vendas complexas, contam com funil mais rápido do que os outros.

Isso se dá porque os leads já são qualificados e sabem a solução que desejam. Por isso, a última etapa deles contam com mais leads do que as outras, por isso, sua representação fica “invertida”.

Se é o caso da sua empresa, você deverá focar em soluções como:

  • marcar visitas para apresentar o produto e a empresa,
  • fazer reuniões para tirar dúvidas,
  • enviar cases de sucesso com situações similares a do cliente,
  • criar uma proposta comercial personalizada,
  • negociar,
  • fechar a venda.

Ao criar um funil de vendas apropriado para o seu negócio, você conseguirá focar nas ações mais importantes para sua empresa e, com certeza, otimizar seus resultados.

 

Agora que você já sabe quais são os tipos de funis de venda mais conhecidos, conte com a Iguana Agência Digital para auxiliar você em todas as etapas necessárias.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio!