Sem um planejamento de marca, a sua empresa será apenas mais uma na multidão!
De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, somente no período compreendido entre janeiro e novembro de 2019 foram abertas 2,9 milhões de empresas no nosso país.
No entanto, todos sabemos que empreender no nosso país não é uma tarefa fácil.
O empresário precisa enfrentar e saber administrar vários desafios que vão desde a estruturação da organização até ações que garantam melhores resultados ao seu empreendimento.
Para garantir os resultados, é preciso ampliar o alcance da marca e, para isso, o planejamento é vital!
Continue a leitura e saiba porque você precisa do planejamento de marca para o sucesso da sua empresa.
O que é o planejamento de marca?
O planejamento de marca tem tudo a ver com a comunicação entre ela e os clientes.
Ele pode ser definido como um conjunto de ações implementadas na empresa que tem como objetivo uma melhor comunicação: marca x clientes dela.
Todas as ações da empresa devem convergir para um mesmo objetivo.
Dessa forma, o planejamento de marca é uma ferramenta de gestão que tem a função de orientar e inspirar todas as áreas da empresa para:
- agregar valor,
- promover engajamento,
- aumentar o alcance da marca,
- otimizar os resultados.
Para que serve e por que o planejamento de marca é importante?
Essa prática consiste em analisar:
- como o público enxerga a marca,
- como a sua empresa se posiciona no mercado,
- como a marca se relaciona com o consumidor.
Dessa forma, ela é essencial porque a partir dessa descoberta é preciso analisar os valores e objetivos da marca e traçar estratégias para alcançar os resultados desejados.
Um planejamento de marca bem elaborado trabalha para a criação de valores e para a promoção de pessoas mais engajadas com ela.
Como fazer esse planejamento?
Antes de elaborar o seu planejamento de marca, ou melhorar a comunicação entre ela e o cliente, o empreendedor precisa:
- conhecer a fundo o seu produto ou serviço,
- identificar seu consumidor,
- analisar quais são as expectativas desse consumidor.
Sua marca não pode cair na armadilha, por exemplo, de oferecer uma bala para um diabético.
Isso faz com que o seu cliente pense que a marca não conhece ele e não está preocupada em atendê-lo e promover boas experiências, e sim apenas vender o produto.
Para isso é preciso:
Defina seu objetivo
O primeiro passo de qualquer planejamento de marca é definir os objetivos da sua empresa.
Você pode desejar aumentar suas vendas, ganhar mais seguidores nas redes sociais ou gerar mais leads.
Vale ressaltar que sua marca não precisa ter apenas um objetivo, podendo ter vários.
A partir da definição dos objetivos, ficará mais fácil traçar estratégias para cumpri-los.
Defina metas
Além de definir os seus objetivos, é interessante que sejam colocadas metas para motivar e mensurar os seus resultados.
Por isso, escolha metas que sejam alcançáveis. Se você quer aumentar suas vendas, por exemplo, pode optar por ter um resultado 10% maior.
Trace estratégias assertivas
Para alcançar os objetivos do seu planejamento de marca, você precisará contar com boas estratégias de marketing.
Dentro do marketing, por sua vez, existem muitas opções que podem ser utilizadas, como:
- criação de site da empresa,
- marketing de conteúdo,
- e-mail marketing,
- publicações nas redes sociais,
- impulsionamento de publicações,
- mídia paga,
- inbound marketing.
Para saber quais são as melhores práticas para você, é fundamental contar com uma empresa especializada na área que irá traçar a estratégia ideal para os seus objetivos.
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