Investir em marketing digital apresenta resultados imediatos, no entanto, a consolidação ocorre somente a partir de uma estratégia bem elaborada, onde a continuidade é que irá trazer o retorno desejado.
Desde o momento em que sua empresa se apresenta na internet, abrem-se novas oportunidades.
Pesquisas mostram que cada vez mais o brasileiro busca e avalia soluções nos sites, blogs e redes sociais durante o processo de decisão de compra.
Independente se sua empresa possua loja virtual ou física, o consumidor acessa a internet para pesquisar as melhores soluções, produtos e serviços antes de fechar o negócio.
Nesse post vamos apresentar como funciona o retorno dos investimentos no marketing digital. Continue lendo e confira!
Como funciona o retorno do marketing digital
Pode-se afirmar que o retorno nos investimentos realizados em marketing digital ocorrem a partir do momento que sua empresa se posiciona na internet.
Atualmente uma empresa que não possua um site de qualidade ou não esteja presente nas principais redes sociais está perdendo a oportunidade de fechar bons negócios e de ser localizada por clientes, fornecedores e parceiros, ficando à margem do mercado, o que acaba prejudicando os seus resultados.
O retorno do marketing digital se dá em três fases:
- curto prazo,
- médio prazo,
- longo prazo.
Vamos conhecer cada um deles e entender como funciona esse processo:
Retorno do investimento a curto prazo
O retorno do investimento em marketing digital a curto prazo, se dá em função das pesquisas realizadas pelos consumidores, fornecedores e parceiros, que conseguem localizar a sua empresa online facilmente.
O curto prazo é reconhecido como um período de até 1 ano, após o início da entrada de uma página no ar.
Um site bem construído, que apresente a empresa, endereço, produtos, serviços, diferenciais e detalhes do que realiza, além de possibilitar a interação com o visitante, é buscado por centenas de consumidores que precisam das soluções e estão pesquisando a melhor opção na web.
Sua empresa sendo localizada pela internet passa a ser consultada para cotações e negócios, portanto, o resultado começa a aparecer imediatamente.
Retorno do investimento a médio prazo
O médio prazo no marketing digital é o período considerado entre 1 e 1,5 ano. Nesse período a empresa deve ter otimizado seu site, estar presente e interagir nas redes sociais e desenvolver ações de publicidade paga, além de conteúdos para atrair clientes potenciais.
Nesse período, o empreendedor já compreendeu que não pode ficar fora da internet e inicia processo de investimentos para atrair clientes.
Isso se dá de forma orgânica, onde o empreendimento passa a publicar posts e matérias a respeito das suas soluções, que atraem pessoas interessadas nos assuntos publicados.
Consequentemente, a partir dessa fase, que precisa de um tempo de maturação, os resultados passam a acontecer de maneira mais clara, visível e contínua.
Retorno do investimento a longo prazo
No marketing digital, o retorno sobre o investimento a longo prazo, ocorre a partir de um ano e meio do início do projeto.
Se a empresa avançou nos diversos aspectos que envolvem o marketing digital, já estará nesse período sendo reconhecida no mercado como uma autoridade, ou seja, cada vez mais gente consulta diariamente o material publicado pelo seu negócio na internet para encontrar as soluções que precisa.
Nesse momento, os negócios estão acontecendo e sua empresa estará em outro patamar com relação à concorrência.
No entanto, não basta esperar, é preciso agir, trabalhar conteúdos relevantes e interagir com o seu público. O resultado é certo e duradouro, desde que se continue investindo e atendendo as necessidades das pesquisas realizadas pelos usuários nos mecanismos de buscas.
Uma forte presença digital possibilitará novos negócios e oportunidades, uma vez que sua empresa passará a ser conhecida e observada, o que proporciona progresso e sucesso financeiro.
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