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Dicas para identificar o seu público-alvo. Veja como é fácil!

By 15/11/2019janeiro 9th, 2020Sem categoria
Iguana Agência Digital - Dicas para identificar o seu público alvo. Veja como é fácil

Se perguntassem para você qual é o seu público-alvo, você saberia responder? Você sabe a quem oferta seus produtos? Saberia informar quais os interesses dessas pessoas? Essas perguntas são fundamenteis para qualquer empresa. Saiba quais são seus objetivos, tenha eles em mente e os deixe traçados e delimitados. Faça uma análise e estudo de quais são seus produtos e serviços. Defina missão, valores e objetivos. Sem conhecer o seu público, você pode encontrar diversos problemas durante o seu percurso. Então, é através do seu público-alvo que você poderá pensar em estratégias de marketing para chegar até o seu cliente e vender o produto certo, na hora certa.

Como conhecer o meu público-alvo?

 

1) Defina sua persona

Primeiramente, você precisa definir sua persona. Ela é muito definida e focada no que você precisa. Enquanto o seu público-alvo abrange uma maioria, sua persona é mais específica e fornece os primeiros dados necessários para descobrir seu público. Assim, você identificará as principais características dos seus potenciais clientes.

2) Pense como seu cliente

Coloque-se no lugar do seu cliente. Converse com outras pessoas que já tiveram contato com seu produto ou serviço, principalmente, seus clientes. Entenda o que eles pensam sobre o seu produto, quais os pontos positivos e negativos que eles encontram e ouça o que eles têm a dizer. Adquirir uma postura de interesse pelo o que seus clientes têm a dizer dá muito mais credibilidade para sua empresa e demonstra muito profissionalismo. Além de que, com todos esses dados, você entenderá o que ele pensa e poderá fazer melhorias e pensar em estratégias que alcançam ele.

3) Pesquise o mercado

Entenda o mercado, estude, busque conhecer como ele funciona, pesquise seus concorrentes diretos e indiretos, levante dados, compare-os e busque criar estratégias para montar o seu próprio cliente ideal. Também é válido participar de feiras e exposições onde será possível fazer networking e conhecer novas tecnologias e tendências. Outro lugar que você pode ir são as redes sociais. Todos estão lá. E é por lá que você fica sabendo o que as pessoas estão falando. Além disso, observe e aprenda com as empresas que estão no mesmo ramo que você e já delimite qual será o seu diferencial. O que você pode oferecer para o público-alvo em questão? Por isso, esteja pronto para demonstrar o quanto você pode acarretar mais benefícios ao seu cliente.

4) Fale com quem já comprou seu produto

Finalmente, após cadastrar seus clientes, envie perguntas para saber como ele se sentiu com a compra. Essa pesquisa de satisfação e opinião é imprescindível para descobrir como anda sua reputação, o que as pessoas estão pensando e quais as formas de melhorar o que está errado. Além disso, isso demonstra interesse no seu cliente e mostra que você está preocupado com o que ele pensa. Após isso, você poderá fazer pesquisas de público e mercado. É possível contatar clientes antigos, se já tinha algum contato com o ramo, ou buscar pessoas que são seus possíveis clientes. Portanto, lembre-se: seu cliente quer ser ouvido!