A personalização de conteúdo é uma das mais poderosas estratégias para marcas que desejam de fato se aproximar mais e melhor do seu público.
Grandes marcas já utilizam dessa estratégia e, nesse sentido, a Amazon é uma grande mestra utilizando tecnologias de machine learning.
A partir de uma base de dados, a marca consegue elaborar o conteúdo perfeito, para o público certo, divulgando-o na hora mais conveniente e de forma perfeita.
Ela consegue fazer com que o consumidor sinta que o conteúdo foi construído especialmente para ele.
Quer saber mais sobre a personalização de conteúdo e porque ela é essencial para o sucesso dos seus resultados? Continue lendo nosso post.
O que é a personalização de conteúdo?
Chamamos de personalização de conteúdo uma estratégia de marketing que visa criar uma relação mais estreita entre o consumidor e a marca.
Ela pode ser feita de muitas maneiras. A mais conhecida é receber um e-mail ou uma mensagem com o seu nome, ao invés de utilizar pronomes gerais.
Pode parecer besteira, mas apenas essa personalização consegue modificar completamente o resultado da campanha.
De acordo com o Instapage, empresa de criação de site, um e-mail personalizado consegue aumentar em até 6 vezes o resultado.
Além disso, ele gera uma taxa de ROI média de 122%.
Mas a personalização não para por aí! Ela pode ser feita de diversas maneiras, como:
- envio de conteúdo de acordo com visitas recentes do cliente,
- conteúdo personalizado de acordo com a jornada de compra,
- recomendação automática de produtos baseada em outras compras ou visitas.
O limite é até onde sua imaginação pode ir. O importante é você fazer o cliente se sentir compreendido e importante para a sua marca.
É importante ressaltar que a personalização não é apenas colocar o nome do cliente, mas sim escrever um conteúdo que seja voltado para ele.
Se ele é mais informal, por exemplo, utilize uma linguagem mais moderna, com memes e piadas.
Isso fará com que ele se identifique com sua marca e sinta que o conteúdo foi feito especialmente para ele.
A importância da personalização de conteúdo
A personalização de conteúdo oferece muitos benefícios para a empresa.
Isso se dá, principalmente, pelo cliente receber um conteúdo e um atendimento diferenciado, o que faz ele sentir que sua marca realmente se importa com ele.
Pense nos e-mails que você recebe. Quantos realmente têm relação com o seu perfil? Quais são aqueles que você abre, lê atentamente e acha que o conteúdo é feito para você?
Infelizmente, esse tipo de conteúdo ainda é minoria, o que mostra o grande potencial em investir na personalização.
Melhorar a relação com os seus leads
Como consequência direta da personalização de conteúdo, sua relação com os leads irá melhorar.
A partir da simples tarefa de segmentar os leads e enviar os conteúdos que sejam realmente relevantes para eles, é possível notar como suas campanhas terão mais sucesso.
Se for um e-mail marketing, por exemplo, a taxa de abertura será maior. Se for nas redes sociais, você terá mais likes e compartilhamentos.
Aumento nas vendas
Como consequência direta da melhora no relacionamento com o cliente, haverá um aumento nas vendas.
Ela irá ocorrer de maneira natural, uma vez que sua empresa investirá na qualificação dos leads de diferentes etapas da jornada de compra.
Dessa forma, podemos afirmar que a personalização de conteúdo tem grande importância para a sua empresa e pode fazer toda a diferença para os seus resultados.
Conte com a Iguana Agência Digital para auxiliar nas suas campanhas de marketing, tornando-as mais personalizadas e voltadas para o seu público-alvo.
Fale conosco e saiba mais sobre a personalização de conteúdo!