As maneiras de consumir mudaram. Os indivíduos não querem apenas adquirir algo, eles desejam comprar toda uma experiência. Com as facilidades encontradas no meio digital, a possibilidade de expor suas opiniões deram muito mais poder para o consumidor. Você consegue identificar algumas características desse consumidor digital?
1 – Hiperconectado: o consumidor digital está sempre online. Ele transita em diversas redes sociais e por meio de postagens, demonstra sua opinião sobre os mais variados assuntos. Por estar o dia inteiro conectado, ele consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.
2 – Pesquisador: como as opções presentes na internet são muitas, o consumidor vai atrás da melhor oferta. Ele busca em diversos sites, marcas e lojas até encontrar a que melhor atende suas expectativas. A possibilidade de procurar dentre várias opções abre diversas possibilidades.
3 – Influenciador: quando você tem uma experiência ruim, sua primeira atitude é compartilhar isso com alguém. Com a internet, a possibilidade de compartilhar com o mundo tornou-se muito mais fácil. Enquanto você reclama sobre algum serviço, pode encontrar mais pessoas insatisfeitas. Por isso, esse relato pode influenciar ainda mais pessoas.
4 – Fã: seguindo a linha de um influenciador, um fã pode ser responsável por fazer propaganda de maneira gratuita. Assim como existem pessoas que amam um artista, também temos aqueles que amam uma marca ou produto. Eles geralmente relatam experiências positivas e são bastante persuasivos em convencer alguém a comprar algo.
5 – Produtor e consumidor de conteúdo: ao mesmo tempo em que ele quer consumir conteúdos interessantes, ele também quer produzir. Então, o consumidor digital deseja que a marca seja criativa, mas que possibilite sua interação e produção juntamente com ela. Quanto mais existir essa conversação entre ambas as partes, maior será sua satisfação.
6 – Colaborador: o consumidor digital quer dar suas opiniões e influenciar diretamente nas decisões da marca. Ele quer ser ouvido e participar da criação de algum novo produto. O consumidor digital quer ter espaço de fala e deseja colaborar com as empresas.
7 – Impaciente: assim como o coelho da Alice, o consumidor digital está sempre atrasado e correndo contra o tempo. Ele não espera mais que alguns segundos por uma resposta. A volatilidade do tempo é sua marca registrada.
8 – Comparador: com tantas opções, fica difícil escolher apenas uma. Por isso, as comparações são feitas a todo o momento. O consumidor experimenta diversos produtos, dos mais variados lugares até dar o seu veredito. E mesmo assim, ele pode mudar de opinião a qualquer momento.
9 – Exigente: o consumidor quer qualidade, algo bem feito, deseja ser bem atendido e se sentir especial. A exigência é uma das principais características desse consumidor. Ele preza pelo atendimento diferenciado e pelas boas ofertas.
10 – Antenado: ele sempre sabe o que é tendência e busca encontrá-la. Esse tipo de consumidor quer ser o primeiro a experimentar alguma novidade e vivenciar algo.
E aí? Se identificou com alguma (ou várias) dessas características? Conta pra gente nos comentários!